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Você sabia que o visual da sua marca é o primeiro impacto e pode ser um excelente cartão de visitas para seus clientes? Possuir uma marca forte é fundamental para o sucesso das empresas, por isso, cuidar da identidade visual na construção de marca é relevante no seu planejamento estratégico de Marketing.
Confira algumas informações e curiosidades:
Segundo um estudo realizado pela 3M e Zabisco, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. Diante disso, precisamos ter em mente, ao divulgar nosso produto/serviço, que não basta jogar qualquer imagem na internet, é preciso ter um cuidado com a qualidade da imagem e o todo o marketing apresentado visualmente aos consumidores.
As pessoas podem lembrar de 65% das informações se forem exibidas com recursos visuais. Quando a informação é apresentada verbalmente, as pessoas só se lembram de 10% do que ouvem! (Fonte: Brain Rules).
3% de toda a comunicação humana é quase não-verbal, o que significa que nossos cérebros preferem receber sinais visuais! (Fonte: DMP).
Nada é tão simples assim de ser aplicado na prática. Por isso, separamos esse conteúdo com algumas dicas que te ajudarão nessa estratégia!
LOGOTIPO
O logo é o primeiro ponto importante que você deve se atentar. Ele traduz, de maneira simbólica, o que sua marca é, podendo variar em formas, nomes, letras, entre outros.
Seu objetivo é criar uma característica visual marcante, possibilitando que os clientes se lembrem da marca. Algumas empresas consolidadas no mercado, como McDonald’s, Lacoste e Apple, possuem logos tão fortes que apenas sua visualização já remete ao cliente todos os ideais e objetivos da marca.
CORES
As cores causam grande impacto na sua identidade visual. Dependendo da combinação utilizada, você transmitirá uma determinada mensagem. Por isso, é importante analisar primeiramente qual é o seu objetivo. Você deseja passar segurança, diversão, romance, elegância?
Além disso, há estudos que conseguem identificar o que cada cor consegue transmitir, facilitando no processo de escolha. Por exemplo, na psicologia das cores, o azul é capaz de transmitir confiança, força, poder, tranquilidade e frio. Já o cinza, inovação, tecnologia, seriedade, neutralidade e reflexão.
TIPOGRAFIA
Outro elemento que faz parte de uma identidade visual são as fontes que serão utilizadas. Os inúmeros tipos de letra dão graça e personalidade aos textos. E, assim como as cores, as fontes transmitem uma mensagem específica.
Algumas oferecem um ar mais sofisticado e sério, enquanto outras, podem trazer a sensação de diversão e brincadeiras. Perceba que, para alguns assuntos específicos, fontes muito parecidas são sempre utilizadas, como é o caso de Festa Junina, Halloween, entre outros.
É importante ressaltar que, após definida sua identidade visual, essa sempre deverá ser utilizada nos meios de comunicação com o objetivo de reforçar a marca perante seu público. Utilize as mesmas cores e fontes nos posts, website, folhetos, entre outros canais.
Além disso, a identidade visual não se resume somente a esses elementos, ela envolve um estudo realizado por um profissional da área. Mas, se você conseguir alinhar esses pontos inicialmente, será um grande passo para começar a trabalhar sua comunicação de maneira perene.
Quer ter sucesso no visual da sua escola? Invista no design da sua marca!
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