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INADIMPLÊNCIA ESCOLAR - Você sabe como reduzir essa realidade na sua escola?

Rosilene Teixeira Rodrigues



Um dos grandes desafios encontrados nas instituições escolares é a gestão da inadimplência escolar. Sabemos da importância de ter o recebimento em dia das mensalidades para a saúde financeira da empresa.


Preparamos algumas dicas importantes que utilizamos e têm resultados positivos.



Crie estratégias para cobranças de mensalidades


É importante que a empresa tenha uma pessoa responsável por essa tarefa, que possa dedicar-se exclusivamente para essa missão, mantendo o foco e entregando os resultados esperados.


Sim, crie metas para que ela alcance e receba gratificação sempre que atingir os indicadores, pois isso motiva e faz com que o funcionário envolva-se verdadeiramente no compromisso de ter índices cada vez menores.


Outra estratégia imprescindível é criar uma régua de cobrança, ou seja, um processo já definido de como acontecerá a cobrança, com lembretes de vencimento, avisos de atraso, ligações, e-mails, SMS, entre outros recursos.




Diversifique a comunicação entre a escola e família


Precisamos personalizar a comunicação de acordo com o perfil de cada cliente em atraso. Sabemos que existem os que atrasam esporadicamente e os que estão sempre em atraso.


Utilize abordagens mais brandas de acordo com o histórico de adimplência e intensifique a cobrança com ligações pontuais, suspensão de serviço quando possível, até a notificação junto aos órgãos competentes para os inadimplentes que são mais resistentes ao diálogo e cumprimento do acordo.




Faça acordos com os inadimplentes


Um dos segredos para diminuirmos os inadimplentes é, antes de efetuarmos a matrícula, nos cercarmos com informações sobre o histórico no Serasa, SPC e pedir carta de quitação da escola anterior.


A instituição não é obrigada a firmar um contrato de prestação de serviços parcelado se o responsável financeiro tiver um histórico de dívidas.


Nesse caso, não negamos a matrícula, mas o pagamento da anuidade precisa ocorrer de forma à vista, ou indicar um novo responsável que atenda às exigências da instituição - isso diminui o número de inadimplentes, mas mesmo assim, no decorrer do ano, surgem novos inadimplentes.


Então, trabalhe para que não acumule muitas mensalidades, o cliente que atrasou duas mensalidades e caminha para a terceira em atraso, dificilmente conseguirá pagar os seus débitos. Proponha acordos, parcelamentos, de forma que ele consiga honrar o montante da dívida e não fique oneroso em seu orçamento familiar.


Sugerimos até receber em cartão de crédito, mesmo que parcelado, dessa forma, temos a garantia de recebimento.




Ofereça descontos para quem paga corretamente


Descontos de antecipação e pontualidade funcionam muito bem, desde que aplicados e seguidos corretamente. É preciso ser firme e não abrir exceções.


Outra forma que dá muito resultado é criar planos de fidelidade para quem efetuar o pagamento durante todo o ano pontualmente. Nesse caso, você pode oferecer um benefício em troca, como um desconto na rematrícula. Os bons pagadores gostam de serem reconhecidos.




Automatize os processos da escola


E, por fim, se possível, automatize os processos de cobrança da escola, por meio do seu sistema de mensalidades.


É um grande facilitador quando temos mensagens que são disparadas automaticamente de lembretes e avisos, isso demanda um grande tempo quando realizamos manualmente, gerando tempo para que possamos ter foco nas negociações e na gestão das metas.


É importante que o responsável financeiro tenha acesso a todas as formas de pagamento, como boleto, Pix ou outro meio instituído de forma digital, que com apenas alguns cliques, ele consiga realizar o pagamento.



Gostou das dicas?


Entre em contato com a nossa equipe para dúvidas e orientações.


Rosilene Teixeira Rodrigues

CEO da RTR Consultoria


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